quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Como alavancar seu negócio com as Redes Sociais

Conectar-se com pessoas do mundo inteiro está se tornando cada vez mais fácil, graças a mãe de todas as redes e a uma grande variedade de sites de redes sociais. Tudo, desde alimentos, roupas, eletro-eletrônicos, serviços de registro de domínios e hospedagem de sites, até passagens aéreas está disponível em apenas um clique do seu PC. Como resultado disto, qualquer empresa fornecedora de produtos ou serviços precisa participar desses sites de redes sociais para alavancar seus negócios.

Definição de Rede Social
A Wikipedia define uma rede social desta forma: "Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns."

Abaixo seguem 10 passos para melhorar as vendas do seu produto ou serviço utilizando as Redes Sociais:

1. Site
Quem quer vender um produto ou serviço aproveitando-se das Redes Sociais deve primeiramente ter seu próprio site. Deve mostrar no site os pontos positivos do produto ou serviço para dar uma sensação aos usuários que eles são reais.

2. Fornecer links para sites de Redes Sociais
A divulgação do site ou dos links para o produto ou serviço é também muito importante, utilizando os sites de redes sociais como Orkut e Facebook, deve iniciar discussões sobre eles para obter o devido retorno.

3. Blogs
Blogar sobre o produto e suas atualizações, pode buscar mais comentários em relação a sites de redes sociais porque posts em blogs são públicos e aqueles em sites de redes sociais não são.

4. Conta no Twitter
Criar uma conta no Twitter e sugerir aos usuários para acompanhar o produto ou serviço no Twitter. "Twittar" sempre que houver atualizações do produto.

5. Envie vídeos
Serviços como o YouTube e Metacafe podem ser usados para fazer upload de vídeos e publicidade dos produtos e os links para os vídeos podem ser publicados em qualquer dos meios acima.

6. Web sites de compras
Use sites de compras como Mercado Livre para vender produtos. Métodos de pagamento como Moip, PayPal podem ser adotados para melhorar a venda dos produtos.

7. Comunidades
Devem ser realizados debates ou reuniões on-line para discutir sobre o que os clientes dizem sobre os produtos ou serviços. Os comentários, bons ou maus, devem ser aceitos e mudanças devem ser feitas para trazer um produto melhor para o mercado. Pesquisas diretamente com o público podem ajudar na redução dos levantamentos realizados através de agências de publicidade, resultando em uma mudança nas receitas obtidas.

8. Reduzir anúncios na mídia impressa e TV/rádio
As empresas ou organizações gastam muito dinheiro na produção e liberação de anúncios em mídia impressa e TV/rádio para que público saiba sobre as ofertas do produto lançado. Este objetivo pode ser realizado através de sites de redes sociais.

9. Análise
Pode ser feitas análises do produto ou serviço utilizando os dados e estatísticas que podem ser obtidas usando o Google Analytics. O interesse dos clientes para um produto específico podem ser identificados usando o serviço. A ajuda de uma agência externa ou um analista de negócios pode ser evitada dessa forma.

10. Ofertas
O dono do negócio pode interagir diretamente com o público, dando-lhes ofertas atraentes e, portanto, aumentando as vendas. Os jovens podem ser facilmente atraídos, uma vez que passam mais tempo em sites de redes sociais.

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